domingo, 13 de janeiro de 2013

Borboletas sempre voltam...

Post anterior, foi sobre as flores, hoje são as borboletas, lindas, mara... que deixam as flores mais belas quando posam nela.
 
 
Borboletas No Girassol Wallpaper

 
 
Macrofotografia de uma borboleta.
 
As borboletas têm dois pares de asas membranosas cobertas de escamas, que apresentam formas e cores variadas, além de peças bucais adaptadas a sucção. Dispõem de um órgão especial, a espirotrompa, formada pelas maxilas, no aparelho sugador de insetos lepidópteros, que, em repouso, permanece enrolada, formando uma espiral que se estende quando querem sugar o néctar.




Distinguem-se das

traças (mariposas) pelas antenas retilíneas que terminam numa bola, pelos hábitos de vida diurnos, pela metamorfose que decorre dentro de uma crisálida rígida e pelo abdómen fino e alongado. Quando em repouso, as borboletas dobram as suas asas para cima.
A borboleta pode ter o peso mínimo de 0,3 gramas e as mais pesadas podem chegar a pesar 3 gramas; alguns tipos de borboletas podem chegar a medir até 32 centímetros de asa a asa.
 
Papel de Parede - Borboletas

 
Ciclo de vida
 
O ciclo de vida das borboletas engloba as seguintes etapas:
1 -
ovo (fase pré-larval)
2 -
larva (chamada também de lagarta ou taturana)
3 -
pupa (que se desenvolve dentro da crisálida,também chamado de casulo)
4 -
imago (fase adulta)
Durante a fase de lagarta, elas alimentam-se vorazmente e criam reservas alimentícias. Quando a larva está pronta para virar crisálida (estado intermediário por que passam os lepidópteros para se transformarem de lagarta em borboleta), dependuram-se numa folha por um par de falsas pernas, de cabeça para baixo, assim que a pele de suas costas se abre, a larva se sacode e surge uma crisálida. As adultas vivem dessas reservas e complementam sua dieta absorvendo o néctar das flores e os sucos das frutas. A fase adulta pode durar de duas semanas a três meses dependendo da espécie.
 
 
 
 
 
Metamorfose da Borboleta
 
 

Importância ecológica

 
A borboleta é um importante agente polinizador. Se extintas, haveria prejuízos para a flora (prejuízos iniciais) e fauna (prejuízos consequentes).
 
 
 
Cultura popular
 
A borboleta é considerada um símbolo de ligeireza e de inconstância, de transformação e de um novo começo. A psicanálise moderna vê na borboleta um símbolo de renascimento.
 
No Japão, a borboleta é um emblema da mulher, por ser graciosa e ligeira. A felicidade matrimonial é representada por duas borboletas (masculino e feminino). Essas imagens são muitas vezes utilizadas em casamentos. A metamorfose das borboletas é simbolizada da seguinte forma: a crisálida é o ovo que contém a potencialidade do ser e a borboleta que sai dele é um símbolo de ressurreição. Também pode ser vista como a saída do túmulo.
O termo grego psyche tinha dois significados originalmente. Um deles era alma e o outro, borboleta, que simbolizava o espírito imortal. Na mitologia grega, a personificação da alma é representada por uma mulher com asas de borboleta. Segundo as crenças gregas populares, quando alguém morria, o espírito saia do corpo com uma forma de borboleta.
 
 

 
 
 
 
 
Se eu tivesse coragem, faria uma linda tatoo de borboleta no pescoço ou no pulso. Acho lindo tatuagem, mas meu pavor por agulhas é bem maior, portanto quem sabe em uma próxima encarnação né? Por enquanto, borboletas só no estomago! rsrs
 
linda não? A minha seria mais ou menos assim quem sabe..

 
 
 
Bjkas!! ;)
Roberta.